O Barão da República.
Nos cem anos da morte do Barão do Rio Branco completadosem 10 de Janeiro de 1912 é importante lembrarmos essa figura impar da nossa História. José Maria da Silva Paranhos,o Barão ,nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 20 de Abril de 1845. Estudou noLiceu D.PedroII e nas academias de Direito de São Paulo e do Recife .Elegeu-se deputado em 1869;pela provincia do Mato Grosso.Em 1876,é nomeado cônsul em Liverpool,iniciando assim sua brilhante carreira diplomática. Advoga pelo Brasil várias disputas de terrtórios,com a Argentina,Guiana Fracesa,. Assina tratados de froteira com o Equador,Guiana Inglesa,Venezuela,Holanda (Suriname),Colômbia,Peru, Uruguai. Em 1905,abre a primeira Embaixada do Brasil em Washington.Em 1906,sedia a terceira Conferência Panamericana. Participa na segunda Conferência de Haía em1907.
Nas negociações com a Bolívia pelo Acre em1902 e 1903,garante pelo tratado de Petrópolis a área para o Brasil,mediante algumas Indenizações,entre outras a construção da estrada de ferro " Madeira Mamoré.
Em 1912 ,morre o Barão do Rio Branco em sua sala no Palácio do Itamaraty. O Instituto RIO BRANCO,foi criado em 1945,direcionado à formação de diplomatas. Um monarquista que fez fama na República efica conhecido como "barão". Era seu lema -"Seja suave nos modos e forte no conteúdo".
Nenhum comentário:
Postar um comentário