quarta-feira, 30 de maio de 2012

O Barão da República.
Nos cem anos da morte do Barão do Rio Branco completadosem 10 de Janeiro de 1912 é importante lembrarmos essa figura impar da nossa História. José Maria da Silva Paranhos,o Barão ,nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 20 de Abril de 1845. Estudou noLiceu D.PedroII e nas academias de Direito de São Paulo e do Recife .Elegeu-se deputado em 1869;pela provincia do Mato Grosso.Em 1876,é nomeado cônsul em Liverpool,iniciando assim sua brilhante carreira diplomática. Advoga pelo Brasil várias disputas de terrtórios,com a Argentina,Guiana Fracesa,. Assina tratados de froteira com o Equador,Guiana Inglesa,Venezuela,Holanda (Suriname),Colômbia,Peru,Uruguai. Em 1905,abre a primeira Embaixada do Brasil em Washington.Em 1906,sedia a terceira Conferência Panamericana. Participa  na segunda Conferência de Haía em1907.
Nas negociações com a Bolívia pelo Acre em1902 e 1903,garante pelo tratado de Petrópolis a área para o Brasil,mediante algumas Indenizações,entre outras a construção da estrada de ferro " Madeira Mamoré.
Em 1912 ,morre o Barão do  Rio Branco em sua sala no Palácio do Itamaraty. O Instituto RIO BRANCO,foi criado em 1945,direcionado à formação de diplomatas. Um monarquista que fez fama na República efica conhecido como "barão". Era  seu lema -"Seja suave nos modos e forte no conteúdo".
A IDEIA QUE DEU CERTO.

No inicio de 1992 em sala da Sociedade Filatélica de Juiz de Fora reuniam-se pessoas que tinham em mente movimento cultural sobre colecionismo. Algumas já desenvolviam algum tipo de ajuntamento de objetos como; chaveiros, bonés, selos, cartões-postais, revistas, livros, flâmulas, cartões-telefônicos, loterias, raspadinhas, lápis, canetas, caixas de fósforo, fichas de coletivos, almanaques, brinquedos, latas de cerveja, bebidas, canecas, disco vinil, etc. Destes, embora estivessem na Sociedade Filatélica (selos) destacou-se o cartão-postal, embora já existindo o movimento do cartão-telefônico.
As pessoas que ali se reuniam, Sr. Aldo Calógero Pace, Heide Magali Damaceno, Saulo Lotti Dutra, Maurício Ahougi Vaz de Magalhães, Dânia Pascoal Nunes, Luis Carlos Monteiro, Sérvulo Nunes e Waltencir Costa direcionaram os olhares para cartão-postal, selos e cartões-telefônicos. Sob a direção de Heide Magali Damaceno e Dânia Pascoal Nunes, o Clube Postal Manchester se destacava em participações e promoções de exposição.
No ano de 1992 com título de EXCARJUF foi realizada exposição conjunta, Clube Postal Manchester e Sociedade Filatélica de Juiz de Fora, em cartões-postais participando cartofilistas de Juiz de Fora e Região. No ano seguinte 1993, foi criado o título EXCART, por associados a Sociedade Filatélica de Juiz de Fora e realizada a primeira exposição denominada I EXCART (exposição de cartões-postais).
De ai em diante com suporte na Sociedade Filatélica o interesse e o grupo foi crescendo, as vezes algum integrante afastava mas, a mola mestra tomava iniciativa não deixando se esvair no tempo as realizações. Já na II EXCART foi instituído premiação as três primeiras coleções e certificados a todas participantes. Em todas exposições são confeccionados material de divulgação como, cartaz, boletins, cartões-postais convite etc.
Na III EXCART inovação, homenagem com placa. IV EXCART sucesso, três instituições homenageadas, todas direcionadas as áreas de Memória, Lazer e Educação, além de ser homenageado em boletim Décio Arthur Afonso colecionador que partiu m 1996. Seguiram-se os anos e a EXCART crescendo cada vez mais, homenagens, divulgação, apresentações culturais abrilhantando o evento assim como realização de vernissagem.
No dia 31 de Maio de 1998 comemorado dia de aniversário de emancipação de Juiz de Fora foi desenvolvida a 1ª Mostra Cultural de Colecionismo nas dependências do SESC-MG Juiz de Fora Unidade de Serviços, dia em que funda-se a Instituição CLUBE DE COLECIONADORES DE JUIZ E FORA.
Então Sociedade Filatélica de Juiz de Fora e Clube de Colecionadores de Juiz de Fora seguem na organização das EXCARTS.
A partir da VI EXCART expande-se os locais de exposição, além dos Correios, Shoppings, Instituições Culturais e de Educação e Câmara Municipal. Novos tempos, designes, medalhas de participação, novos quadros, parcerias vem somar à realização da EXCART. Em 2006 o Clube de Colecionadores inicia a realização das EXCARTS, seguindo a meta e o objetivo do estatuto. Este ano de 2012 comemora-se a XX EXCART.

Waltencir Costa - CCJF.

terça-feira, 29 de maio de 2012

O clube está cadastrando os colecionadores da cidade para montar um guia que conterá dados como nome, contato, interesse ( compra, venda, troca,doação ) e objetos colecionados. Os interessados em estar neste guia deverão  entrar em contato através de nossos endereços ou com a Sra. Solange.

Clube de Colecionadores de Juiz de Fora / Contato: Sra. Solange (32) 32136013 Caixa Postal 391 / CEP:36.OO1-970 / Juiz de Fóra — MG / Email: cIubecojufoyahoo.com.br
O clube participou da Exposição de Cartões-Postais, com temática histórica,  nas comemorações da 10a Semana de Museus, de 14 a 20 de maio de 2012,  no Museu Credireal, na avenida Getúlio Vargas, no ponto de ônibus da linha  Norte. Esta exposição ainda pode ser visitada! Vejam algumas fotos:








O Clube de Colecionadores de Juiz de Fora abre espaço para todo ramo do conhecimento, integrando e divulgando colecionadores e coleções. É com esta  visão que o clube abre as portas para que todos venham participar das  reuniões trazendo suas coleções, divulgando suas ideias, trocando  experiências e ampliando o movimento cultural. Todos os colecionadores e clubes de colecionadores poderão divulgar seus acervos e atividades para os  nossos sócios. O clube tem promovido, com sucesso crescente, a participação de colecionadores da cidade e de outros estados na EXCART ( Exposição de Cartões-Postais ) e na Mostra Cultural de Colecionismo. Mensalmente, ocorrem duas reuniões nas quintas-feiras. Maiores informações sobre o calendário de reuniões serão fornecidas pelo nosso contato.

Há um espaço aberto aos colecionadores no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas onde ocorre visitação, exposição, troca, compra e venda de peças colecionáveis. O evento ocorre uma vez por mês. Maiores informações no CCBM. Outra instituição está organizando o evento.

O clube realizou a 7a Mostra Cultural de Colecionismo na sede campestre do SESC MG, bairro Nova Califórnia, no dia lº de maio de 2012, das 09:00 às 16:OOh. Participaram gratuitamente deste evento colecionadores de todas as modalidades,  além de expor diversas  coleções, a mostra chamou a atenção dos trabalhadores que lá passaram o dia. Vejam algumas fotos: